Pensa comigo: cê passa um tempão escolhendo a fruta no ponto certo, testando o nível de doçura, buscando a cremosidade perfeita. Seu picolé é uma obra de arte.
Aí, na hora de vender, ele vai pra dentro de um saquinho transparente anônimo? Que não diz de onde veio, quem fez, nada? Ué... É como um artista incrível assinando a obra num guardanapo.
Na real, a embalagem para picole personalizada deixou de ser um luxo de grandes marcas e virou uma necessidade pra quem quer crescer. É a sua chance de conversar com o cliente antes mesmo da primeira lambida.
Por que a "roupa" do seu picolé é tão importante quanto a receita?
"Mas será que o povo liga pra embalagem?". Liga, e como! É a diferença entre ser só mais um no freezer ou ser O picolé que a pessoa procura.
É o seu vendedor silencioso dentro do freezer.
Imagina o freezer de uma padaria, cheio de opções. O que faz a pessoa escolher o seu? A embalagem! Uma embalagem vibrante, com a sua logomarca, com um design que dá água na boca, salta aos olhos. Ela não vende só picolé, ela vende desejo.
A armadura que protege sabor e textura.
Mais do que bonita, a embalagem certa é uma fortaleza. O picolé é sensível. A luz e a umidade são inimigas mortais dele. Uma boa embalagem técnica cria uma barreira de proteção, evitando a formação daqueles cristais de gelo e garantindo que o sabor e a textura que você ralou pra conseguir cheguem perfeitos ao consumidor. É sobre aumentar o shelf life (vida de prateleira) do seu produto.
Do picolé de bairro a uma marca de respeito.
Uma embalagem profissional, com informações nutricionais e código de barras, te abre portas para vender em supermercados, conveniências e redes maiores. Ela comunica que seu negócio é sério, que segue as normas da ANVISA e que está pronto para o próximo nível.
Descomplicando o "tecniquês" da embalagem perfeita.
"Tá, entendi a importância. Mas esses nomes de material parecem complicados...". Que nada. Vou te dar o papo reto.
O material que faz a mágica: entendendo o tal do BOPP.
Anota aí: BOPP. É a sigla para Polipropileno Biorientado. Praticamente todas as embalagens de picolé que você vê são feitas desse material. E tem motivo pra isso. Ele é resistente e, o mais importante, tem uma ótima barreira de proteção. No meu caso, pra picolé, as melhores versões são:
- BOPP Perolizado: Aquele branquinho com brilho, que deixa as cores super vivas.
- BOPP Metalizado: O que tem o interior prateado. É o campeão em criar barreira contra a luz.
O processo que dá cor à sua marca: a Flexografia.
Para imprimir sua arte nesse material, a gente usa um processo chamado flexografia. É uma impressão de altíssima qualidade e velocidade, perfeita para as bobinas técnicas que vão ser usadas na sua produção. O resultado são cores vibrantes e um acabamento profissional de dar gosto.
Um erro que pode congelar suas vendas (e que você não vai cometer).
O erro mais comum do produtor que está começando é criar uma arte linda, mas esquecer de deixar os espaços técnicos para a máquina de empacotar fazer a selagem (a "mordida"). Um design que "sangra" demais nas bordas pode acabar com o logo cortado na hora de fechar o saquinho. É por isso que nosso time sempre revisa a arte junto com o cliente.
FAQ: As Dúvidas Mais Refrescantes que a Gente Ouve por Aqui
Qual a quantidade mínima para fazer minha embalagem de picolé?
Essa é a pergunta de um milhão! E a gente sabe que quem tá começando não pode bancar uma tiragem de gigante. A quantidade mínima pode variar dependendo do tamanho da sua embalagem e do número de cores. O ideal é sempre bater um papo com a gente para encontrarmos um lote inicial que caiba no seu orçamento.
Eu preciso ter uma máquina automática para usar essa embalagem?
Sim, para este tipo de embalagem técnica em bobina, você vai precisar de uma empacotadora. É ela que forma o saquinho, coloca o picolé e sela a embalagem. É um investimento que profissionaliza e acelera sua produção de forma absurda.
Seu picolé já é delicioso. Vamos deixar ele irresistível?
Seu produto já tem o sabor que conquista. Agora, vamos dar a ele a aparência que vende. Uma embalagem personalizada não é custo, é o investimento que vai fazer sua marca virar o sabor do verão.